segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Habemus Presidenta e um pouco mais

                Enfim o que muita gente queria, acabou as eleições... mas não aqui no blog, essa é apenas mais uma postagem, porque outras virão para refletirmos sobre essas eleições. Dilma reeleita e aqui no Ceará elegemos Camilo Santana e não importa se você não votou nele, porque é elegemos do mesmo jeito.
                Apuração foi mais emocionante do que uma final de Copa do Mundo, tenho a impressão de que o Brasil parou para ver essa apuração, pelo menos não via o barulho na rua que costuma ter no domingo, afinal a apreensão era grande para saber quem iria ocupar a Presidência da República por quatro anos.
                E demorou para liberaram a apuração, porque até tarde ainda tínhamos zonas eleitorais funcionando, mas já sabíamos que quase 95% das urnas estavam apuradas e quando mostram os números... nada definido ainda, mas para a felicidade de muita gente e choro da tucanada, Dilma reeleita.


DILMAis UMA VEZ

Facebook / Dilma Rousseff
                Depois de uma difícil campanha onde não sabíamos qual lado teria mais chance de ganhar, porque qualquer especulação ficava muito nas opiniões pessoais e as pesquisas tendendo para empates técnicos, chegamos ao fim de um período eleitoral truculento onde sempre buscavam associar esquemas de corrupção a candidata Dilma. Não que Aécio seja limpo nessa história, mas a diferença é que ele tinha toda uma manipulação da mídia ao seu lado para abafar boa parte dos casos que o envolviam.
                Porém a candidata Dilma conseguia sempre desviar e buscava responder os casos que envolviam seu partido (como se o PSDB nem fosse envolvido até o pescoço com esquemas de corrupção), mas o que sem dúvida foi a maior pedra no sapato foi o caso da Petrobrás.
                Caso esse que ainda nem está finalizado, mas já foi dito como finalizado pelos oponentes da candidata do PT e com o apoio da mídia conseguiram “provar” que a Dilma e o Lula sabiam de todo o esquema de corrupção, “prova” essa que nem o próprio advogado do delator conhecia e que prontificou de desmentir o que tinha dito a revista Veja.
                Ah, mas não poderia parar por aí... por mais que já fosse nos últimos dias de campanha fizeram de tudo. Além do cinismo descarado de Aécio Neves, tivemos o azar do delator passar mal e ir parar na UTI, então o que falaram? Foi o PT quem fez isso e ontem, no dia da eleição sai a notícia da morte do delator e o que dizem? Foi o PT que calou ele.
                Esse esquema é bem parecido com o que fizeram naquela época do sequestro do Abílio Diniz, entretanto tiveram uma falha gigantesca dessa vez, acessar informação não é mais tão difícil como era antes. Com o delator vivo perde-se a credibilidade de associar uma possível morte com o PT, logo depois o advogado dele se pronuncia, Ministério Público dá direito de resposta contra a Veja e todas as práticas desesperadas caem por água a baixo.
                Chegamos a ver em alguns locais pessoas partindo para violência e impondo adesivos cobertos de suas ideologias sobre outras pessoas, um tiro no pé. Aécio até poderia ter ganhado da Dilma, mas atirou no próprio pé e agora tem que ver seu partido engolir o próprio “veneno” ao ter criado a reeleição, mais uma vez PT no poder.

QUE COMECE A XENOFOBIA

                Logo em seguida começam a culpar o Nordeste pelo resultado... não tenho culpa que temos forte força política e que juntos podemos fazer um “estrago” gigante, mas é quase histórico colocar a culpa no Nordeste, na verdade tenho a impressão de que sempre temem os nordestinos, sempre temem nossa força, mas dessa vez, opa... não foi só o Nordeste. Minas Gerais está com Dilma e Rio de Janeiro também é o que mostra os números.

Quer saber? Não vou perder meu tempo nesse tópico, vou só mostrar dois mapas:

Folha de S. Paulo / Adaptação


Não é o nordestino que é burro, é essa sua ideia bestial e xenofóbica que é burra.


OLIGARQUIA FERREIRA GOMES GANHA

                Não tenho nem o que comentar, porque é isso mesmo. Teremos por mais quatro anos uma marionete dos Ferreira Gomes no poder, mas se não fosse ele seria o Eunício que não seria tão diferente, a única diferença seria o nome da oligarquia que seria a do Tasso, mas os dois candidatos representam a mesma forma de fazer política, que infelizmente ainda é forte no Ceará e é por conta disso que votei nulo e não venha dizer que joguei meu voto fora, que sou menos cidadão, peço logo que leia esse texto.

UMA BREVE ANÁLISE

                Aqui vou utilizar os números novamente. Contudo antes quero dizer que o resultado dessa eleição já mostrou que as ideias de Direita cresceram bastante no país e tem um lado bom nisso, principalmente para aqueles que seguem ideias de Esquerda, porque isso “obriga” a Esquerda a refletir onde está errando, repensar suas estratégias e unir-se para não perder tanta força.
                Já a outra reflexão que quero propor é bem “simples”. No país temos 142.822.046 eleitores que poderiam votar para o cargo de presidente, desses eleitores, pouco mais de 26,10% não votaram, ou votaram nulo, ou branco.
                Aqui no Ceará, pouco mais de 27,71% daqueles que poderiam votar não votaram, votaram branco ou nulo. Em porcentagem pode não parecer tão expressivo, mas se eu colocasse o número real talvez algumas pessoas ficassem surpresas e esse aumento de votos brancos/nulos ou o não votar precisa ser analisado com calma e é preciso que tenhamos uma reflexão sobre isso.
                Para finalizar a parte dos números, só uma curiosidade: no Rio de Janeiro o número de votos branco/nulo juntamente com o número de eleitores que não votaram foi maior do que o número de votos do Governador eleitor, uma diferença de 5.652. Parabéns, “Abstenção”, o Governo do Rio de Janeiro é seu.
                Finalizando esse texto que já está bem extenso, não fique procurando desculpas sem noção para o resultado das eleições, porque não adianta culpar os nordestinos, as urnas, Cuba, o comunismo ou o que for, porque já temos o resultado e também não venha com essa “elegeu ela agora não venha reclamar depois”, porque é um pensamento ridículo que tenta culpar a pessoa por uma possível má gestão.

                Se o eleito fizer uma má gestão e a pessoa que votou nele reclamar, não vá lá culpar a pessoa, porque se você também não faz nada para mudar só faz compactuar com aquele erro. Não cruzemos os braços. Saibamos parabenizar o que for certo, refletir sobre a situação, reclamar o que estiver errado, manifestar e protestar se for necessário. É preciso que sejamos eternos atuantes no fazer política e termino deixando essa imagem que acredito que responderá muita gente:







Nenhum comentário:

Postar um comentário