quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O que esperar de Camilo Santana?

Fábio Lima / O Povo
                Algo que precisa ficar bem claro para cada um de nós é que o resultado das eleições é um fato e que não vai adiantar ficar chorando ou procurando culpados. O que deve ser feito é algo, aparentemente, simples, caso deixe o orgulho de lado, mantermos nosso olhar atento para a gestão que estará assumindo sabendo buscar um olhar crítico com a gestão, porque assim poderemos parabenizar o que for feito de correto, criticar as ações, reclamar quando necessário e fazer sugestões, porque temos que ter consciência de que somos também agentes de uma gestão, ou pelo menos deveria ser assim.
                Como dizendo isso, porque o resultado das eleições para o Governo do Ceará foi algo que deixou muita gente decepcionada. Na minha análise, eu já estava decepcionado com o segundo turno, mas era um fato. Minha decepção era clara, ter que escolher entre duas oligarquias: Ferreira Gomes e Tasso. Nenhuma das duas opções me parecia boas saídas para os nossos atuais problemas, digo isso, porque os dois grupos, que já se enfrentaram em outros momentos, bem lá no fundo, talvez nem tanto, representam a mesma forma de fazer política e foi por conta disso que anulei meu voto, porque ou um, ou outro não faria diferença na minha visão.

                Entretanto, um iria ganhar, isso é óbvio, e a pergunta é: o que esperar de Camilo Santana? Em sua entrevista a TV Verdes Mares tive a impressão de que ele repetia algumas frases do discurso da presidenta Dilma Rousseff, porém elas não se aplicam muito no nosso contexto, isso na minha visão. Camilo disse que ainda irá montar seu grupo que trabalhará na sua gestão e que irá buscar pessoa por meio da meritocracia.

                Contudo não acredito que será a “meritocracia” que irá influenciar na escolha dos seus secretários. Ao que me pareceu ele irá priorizar por pessoas técnicas/especializadas para ocupar as vagas de secretaria, porque foi um dos pontos mencionados por ele e pela reportagem, acredito que seja esse o real seguimento na hora de formar se grupo. Tenho que confessar que é algo interessante, mas prefiro ver quem será o grupo montado. 

                Em seu plano de governo, que tem no site, ele deixa bem claro que irá buscar uma gestão pela visão sistêmica, o que iria me agradar e muito. Caso não saiba o que é uma visão sistêmica ou holística, é só clicar aqui. Quem me acompanha no blog ou é mais próximo de mim sabe o quanto eu busco levar essa visão para os debates e diversas situações e que eu sempre quis ver isso sendo levado para a política. Seria Camilo Santana o primeiro a ganhar meu voto de confiança?
                Difícil dar uma resposta positiva para essa pergunta, porque em alguns pontos ele ainda mostra certo reducionismo do problema, mas já é um passo a ser dado. Outro ponto que me fez não confiar tanto se chama “Ferreira Gomes” que, com quase toda certeza, irá influenciar na gestão e se isso for muito forte, pode esquecer visão sistêmica.
                Aliás, talvez esse seja o maior desafio do Camilo, mostrar que pode governar sem ficar de baixo das asas do Cid ou de seus irmãos. Talvez esse seja o ponto que praticamente todos os eleitores querem ver... teria coragem de quebrar com seu padrinho? Nas entrevistas ele meio que deixa a entender que tem certa vontade de fazer isso e de que irá fazer o seu governo.
                Enfim, resta darmos um voto de confiança e ficarmos com o olho aberto para essa nova gestão. Não vou deseja que dê errado a gestão, vou é torcer para que dê certo e para quem está torcendo o contrário, desculpe-me, mas você é idiota.




P.S.: fazia tempo que eu não via o Roberto Cláudio.
P.S.: Eunício Oliveira ainda tem  mandato de senador até 2018.





Nenhum comentário:

Postar um comentário