domingo, 13 de julho de 2014

Retrospecto da Copa do Mundo

Fonte: Internet
                E a Copa do Mundo aqui no Brasil acabou, quer dizer, está acabando, porque esse texto está sendo escrito antes do último jogo, Alemanha x Argentina. A Copa pode até acabar, mas todas as consequências, sejam positivas ou negativas, irão se estender por um bom tempo, então esse texto é mais para tentarmos refletir um pouco sobre como será o nosso país após esse evento, tem até um poema de Drummond que fala sobre o fim da Copa, talvez não de forma literal, afinal é um poema.
                Durante esse período tivemos 12 postagens no blog sobre o assunto, incluindo essa, e acredito que foram postagens que proporcionaram a quem leu uma visão maior sobre esse megaevento, principalmente para mim que estava escrevendo, porque além de procurar reportagens e textos de outros blogs e sites tive a oportunidade de ler alguns trechos de um livro e ver uma entrevista com o jornalista Juca Kfouri, então tudo isso proporcionou ver além dos jogos, ver além das seleções, ver além de toda a festa que foi praticamente empurrada goela a baixo do brasileiro.
                Digo isso, porque foi feito grande investimento das empresas, principalmente, para resgatar a ideia de que a Seleção Brasileira é a Nação Brasileira em campo e isso ficou evidente nas músicas e comerciais. Notem que era praticamente uma briga caso alguém fizesse uma reflexão mais técnica sobre a seleção e dizendo que ela não tinha chances contra seleções como Alemanha e Holanda, que não teve mesmo, mas só ao falar isso brotavam pessoas chamando os outros de antipatriotas e outras palavras.

                E por falar nesses “antipatriotas” não temos como nos esquecer dos “vândalos, bandidos, vagabundos, que não tinham o que fazer” e que saiam manifestando por aí durante os jogos. Tive a oportunidade de participar de duas manifestações, queria ter participado de mais, mas por motivos pessoais não foi possível, porém as duas que eu fui foram enriquecedoras e surpreendentes.
Fonte: http://on.fb.me/VWAgay
                Acredito que boa parte da população ficou surpresa com a primeira manifestação que teve, porque foi tão pacífica que nem a polícia esperava, por mais que o aparato policial fosse grande ao redor dos manifestantes, levando em conta a pouca quantidade de manifestantes presentes.
                Mas não só de “paz” foram as manifestações, porque no dia do jogo Brasil x México teve uma outra manifestação que foi o estopim do absurdo. O poderio militar absurdamente grande juntamente com algumas ações suspeitas, questionáveis, tiraram o sossego de um ato bem interessante, porque diversos movimentos levantaram suas bandeiras e juntaram-se no ato, porém em cinco minutos, ou pouco mais, não lembro direito, conseguiram dispersar todos os manifestantes e prender alguns por portarem vinagre e/ou máscaras, que é algo extremamente criminoso. Por favor, alguém avise aos fabricantes de vinagre que eles são traficantes.
                Muitos pontos levantados pelos manifestantes não foram ouvidos pela população, porque a imprensa televisiva contribuiu muito para isso. Entretanto tínhamos outras mídias mostrando todas as faces desse grande polígono chamado Copa do Mundo e a internet, com toda certeza, foi a mais eficiente.
                E porque não se lembrar das ironias dessa grande festa aqui em Fortaleza. Como por exemplo, a Escola Paulino Rocha, que carrega o nome de um comentarista esportivo da nossa cidade, mas que possui diversos problemas estruturais, dentre eles na área esportiva. Não podemos esquecer que essa instituição de ensino fica ao lado da Arena Castelão.  Fortaleza praticamente a “sede da desigualdade” e das ironias.


                Não podemos esquecer também do jovem que queria ser turista, invisível para muita gente, mas que o olhar atento de um jornalista conseguiu ver.
                Tudo isso ao redor das grandes arenas, nome esse que nem gosto de usar, ainda prefiro chamar de Castelão, apenas isso, o palco de grandes jogos do Ceará Sporting Club, meu time do coração, mas por que estou falando isso? Porque nesse final de Copa está se confirmando aquilo que o Juca Kfouri falou na entrevista, de que o torcedor prefere ver seu clube jogando do que a seleção brasileira. O torcedor tem uma relação de identidade maior com seu clube do coração do que a própria seleção... está todo mundo esperando o brasileirão voltar!
                O desejo de ver o seu time retornando a jogar nesses grandes estádios. E o que falar desses estádios... virarão ou não elefantes brancos? Alguns planos já surgiram para se evitar que isso aconteça, dentre eles até privatização já foi mencionado. Um ponto que eu não mencionei no texto sobre esse assunto foi o estádio Mané Garrincha, que também corre esse risco, mas o que será feito com esse estádio? Irão reduzir a sua capacidade? Não podemos esquecer que esse foi o estádio mais caro de toda a Copa do Mundo e custou quase o triplo do projeto inicial.
                E por falar em absurdo envolvendo os estádios, um ponto que tenho que avisar a todos é de que a cidade de Recife não recebeu nenhum jogo da Copa do Mundo. Isso mesmo não foi a verdadeira sede da Copa do Mundo. Espantado? Eu também fiquei, mas uma leitora do blog que mora na verdadeira sede me falou sobre esse fato. Os jogos que falaram que foram em Recife, na verdade, ocorreram em São Lourenço da Mata, então fica aqui o aviso para todos os leitores do blog e um abraço para os moradores da verdadeira sede que não foram mencionados em nenhum jornal ou texto, até onde eu tenha visto.
                É meus amigos... muitas polêmicas nesse contexto de Copa do Mundo e muitas criticas foram feitas, principalmente sobre como o evento foi organizado, críticas a CBF e a FIFA, que, infelizmente, só foram notadas por boa parte da população depois que a seleção brasileira levou uma surra da seleção alemã e não duvidem caso não ganhemos em 2018, porque é preciso melhorar muita coisa no nosso futebol ainda para ficarmos convictos de como somos o país do futebol, mas acredito que enquanto esses que estão a frente da CBF continuarem lá, não iremos avançar muito nesse grande esporte.

E o meu placar para a final? Alemanha 2x1 ... lembrem-se que o texto foi escrito antes do jogo. 


Assinar o blog por email --- Postagem de um amigo

P.S.: Essa é a postagem 100 do blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário